Metodologia Montessori
Entenda como funciona a metodologia Montessori aplicada.
Método Montessori
A metodologia Montessoriana foi criada pela renomada pedagoga Italiana, Maria Montessori. Dentre os princípios básicos, defendidos pela educadora, estão o respeito às diferenças individuais de cada aluno e a possibilidade da criança escolher suas atividades. Dessa forma, os pequenos criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmos e sobre sua própria educação.
O Método Montessoriano visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao aprendiz, mas sim construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante
Diferenciais do Método
-
Liberdade para o aluno escolher entre as atividades propostas;
-
Ambiente Preparado - mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança;.
-
A ênfase é no desenvolvimento cognitivo e social;
-
Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança;
-
O método cria um ambiente para incentivar a auto-disciplina;
-
O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar a abstração.
Materiais sensoriais
A educação montessoriana faz uso de uma série de materiais sensoriais, que estimulam e cativam o interesse das crianças em cada atividade.
O principal objetivo do uso desses materiais é conduzir a criança a uma aprendizagem mais natural, com a exploração das texturas, formas e cores do mundo que ela pode perceber no seu dia a dia.
A Drª Maria Montessori reconheceu que a mente da criança precisa de preparação e treinamento específico, e que este é o primeiro passo para ajudar a criança a conseguir se concentrar e focar em uma atividade de forma contínua e sustentável.
Lógica Matemática
O ensino da matemática é um dos estímulos mais importantes da primeira infância, dos 3 aos 6 anos. Isso se dá porque as crianças nessa fase têm enorme fascínio por padrões, sequências e atividades repetitivas, sendo possível usar esses estímulos para incentivar o raciocínio lógico-matemático.
Nosso programa de matemática funciona como uma apresentação do mundo dos números, por meio de atividades agradáveis e projetadas para uma aprendizagem gradual. Ao começar cedo com esse ensino, podemos observar os interesses naturais da criança e introduzir a matemática de forma simplificada e concreta.
No ensino tradicional, essas noções costumam ser tratadas de maneira abstrata, o que provoca dificuldade e entraves ao aprendizado das noções básicas. Utilizando objetos concretos e manipuláveis, desmistificamos a matemática e facilitamos a compreensão de cada operação fundamental.